Descarte correto

Sustentabilidade no campo. É nisso que a Coocam acredita e para isso, algumas ações são fundamentais no processo de produção no agronegócio. O descarte correto de embalagens vazias de agrotóxicos é amplamente discutido e principalmente, praticado na cooperativa.

Com o projeto realizado anualmente, por meio da Semana do Campo Limpo, assim como distribuição de material informativo rotineiramente aos produtores e realização de palestras, a Coocam busca promover a destinação correta de embalagens.

Após o uso dos produtos, o produtor rural deve realizar a lavagem das embalagens e encaminhá-las as unidades de recebimento. Em Campos Novos, existe a Associação de Revendas de Agrotóxicos da Região de Campos Novos – Ararcam, a qual a Coocam é associada e que recebe todo o material utilizado no campo e dá o destino correto à estas embalagens.

como fazer a lavagem das embalagens:

Tríplice Lavagem

Como o próprio nome diz, a tríplice lavagem consiste em enxaguar três vezes a embalagem vazia, seguindo os seguintes critérios:
- Após esvaziar a embalagem, deve ser colocada água limpa até ¼ de seu volume (25%);
- A tampa deve ser recolocada e fechada com firmeza e o recipiente agitado vigorosamente em todos os sentidos, durante cerca de 30 segundos para que os resíduos do produto que estiverem aderidos às superfícies internas se dissolvam;
- A água de enxague deve ser despejada dentro do tanque do equipamento de aplicação (para ser reutilizada nas áreas recém-tratadas), com cuidado para não espirrar. A embalagem deve ficar sobre a abertura do tanque por aproximadamente mais 30 segundos, para que todo o conteúdo escorra;
- Depois de repetir esses procedimentos mais duas vezes, a embalagem deve ser inutilizada, perfurando-se o fundo com objeto pontiagudo.

Lavagem Sob Pressão

Outro método para realizar a limpeza das embalagens é a lavagem sob pressão, sistema integrado ao pulverizador. Este equipamento utiliza a própria bomba do equipamento para gerar a pressão para o bico de lavagem. A água limpa utilizada para lavagem das embalagens é captada pela bomba do pulverizador de um tanque extra que pode ou não estar integrado ao equipamento.
Nesse procedimento, devem ser observados os seguintes passos:
- Após o esvaziamento da embalagem, encaixá-la no funil instalado no pulverizador;
- Acionar o mecanismo para liberar o jato de água limpa;
- Direcionar o jato de água para todas as paredes internas da embalagem por 30 segundos;
- Transferir a água de lavagem para o interior do tanque do pulverizador;
- Inutilizar a embalagem perfurando o fundo.

Após o processo de lavagem, o agricultor deve armazenar as embalagens vazias com suas respectivas tampas, rótulos e caixas em um lugar adequado, separadas por tipo. Essas embalagens devem ser devolvidas na unidade de recebimento indicada pelo revendedor no corpo da Nota Fiscal até o prazo de um ano após a compra. Caso sobrem frações do produto na embalagem, a devolução deve ser feita até seis meses após o vencimento.

Para mais informações, acesse:
http://www.inpev.org.br/index