Notícias

16 de fevereiro de 2018

Coocam realiza curso em parceria com a Cidasc

Na última semana, dia 08 de fevereiro, a Cooperativa Agropecuária Camponovense (Coocam) realizou mais uma capacitação. Desta vez o curso foi direcionado aos profissionais das filiais e da matriz que atuam na balança, além dos operadores do setor de sementes.  O treinamento é realizado anualmente sempre no mês de fevereiro, em parceria com a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc).

Segundo o gerente operacional da Coocam, Selson Novaes dos Santos, os participantes receberam orientações importantes sobre recebimento e expedição dos grãos. Ele lembra que a Coocam priva por qualidade e organização dos produtos, ou seja, não deve haver divergência em qualquer Unidade da cooperativa. “Pode ter certa divergência na umidade já que cada aparelho pode ter uma interpretação diferente, mas a contraprova – o básico da classificação deve ser conciso”, disse. 

O curso é uma requalificação profissional, pois, o produto precisa estar dentro do padrão que o mercado exige. “Quando a classificação é bem feita, desde quando chega da lavoura até na expedição, evitamos transtornos futuros, sendo assim, se o trabalho não for bem feito nas Unidades, o transtorno aparecerá quando se entrega ao porto, pois será devolvida a carga e além de outros problemas, isso gera custos”. O curso teve duração de oito horas e foi ministrado pelo técnico da Cidasc, Ezequiel Peletin – classificador de sementes oficial da Cidasc.

A Coocam deve iniciar o recebimento de grãos no final deste mês.