Notícias

29 de novembro de 2017

24ª edição do Michuim da Coocam reúne cerca de 1500 pessoas

A tradicional festa de confraternização contou com a presença de representantes políticos, do setor do agronegócio, associados, fornecedores e amigos da cooperativa.

 

O nome não é mais estranho – Michuim. O cardápio já é conhecido e têm aqueles que prontamente descrevem os ingredientes para o prato principal da tradicional confraternização da Cooperativa Agropecuária Camponovense (Coocam) – Vinho branco, conhaque e muitas especiarias para temperar o carneiro com peso médio de 60 quilos e abatido com cuidados especiais. O dia do evento já fica anotado na agenda de um ano para outro, sempre no último sábado do mês de novembro. A festa é atrativa não apenas para as pessoas da região de Campos Novos, mas de diversos estados do Brasil onde a Coocam atua, especialmente Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso.

Neste ano de 2017, o Michuim da Coocam chegou na 24ª edição. Aconteceu no último sábado (25) com a presença de cerca de 1500 convidados, todos do sexo masculino, como já é habitual. São representantes de diversos setores do cooperativismo, do agronegócio e político, além de associados, colaboradores, amigos e fornecedores. O evento inicia oficialmente – todos os anos – às 11 horas da manhã, encerrando no final do dia. Sempre regado de boas conversas, muitos contatos e é claro, com as melhores carnes e chopp gelado –  o conjunto disso tudo, faz da festa o maior evento de relacionamento da cooperativa.

Amizade, confraternização e integração. Essas palavras definem o ambiente onde acontece o Michuim – na Fazenda São João, de propriedade do presidente da Coocam João Carlos Di Domenico, em Campos Novos. Durante a abertura oficial, o vice-presidente da Coocam, Riscala Fadel Júnior, lembrou que, cooperativismo significa união e essa proximidade proporcionada pelo setor, para a Coocam também significa amizade. “E é isso que hoje estamos celebrando aqui no Michuim, a amizade”, resumiu Riscala Fadel Junior.

Segundo o presidente da Coocam, João Carlos Di Domenico, além de ser um momento de confraternização e amizade, o Michuim possibilita proximidade com as autoridades públicas, ambiental, jurídica, tributária, ou seja, todos os convidados têm oportunidades de manter contato com profissionais ou representantes de diversas áreas. “As pessoas antecipam a chegada para poder ficar mais tempo conosco. Isso quer dizer que estamos oferecendo momentos agradáveis, onde os convidados têm oportunidade de conversar e difundir suas idéias”. O presidente da Coocam reforça ainda, que o Michuim fornece o que é essencial na vida das pessoas, “o carinho e a proximidade do ser humano”.

Embora o ano tenha sido difícil política e economicamente, a confraternização fortalece o setor do agronegócio. “Esse momento é de otimismo. O país precisa de muito esforço para voltar ser o que era, mas nós vamos conseguir”, finaliza João Carlos Di Domenico.

 

 

Organização

 

Em torno de 100 pessoas ajudaram preparar a 24ª edição do Michuim da Coocam. Os últimos preparativos iniciaram uma semana antes do evento, no entanto, a festa já começa ser programada logo após a última edição. Para 2018 – ano em que a Coocam completa 25 anos de fundação, a festa promete ser ainda mais atrativa, já que o Michuim também completa 25 anos.

 

Prato principal

 

O Michuim, prato principal, é um carneiro recheado, que tem sua especificidade desde o momento do abate até o preparo, com um tempero especial que agrada a todos. O prato é de origem marroquina, aperfeiçoado pelos franceses e adaptado para as condições da região de Campos Novos. No total são preparados três animais machos, já quena procriação as fêmeas aumentam o volume da carcaça e podem prejudicar o resultado final do prato. No total foram servidos mais de 1400 quilos de carnes e mais de três mil litros de chopp.

 

Depoimentos

 

O Michuim é um momento especial onde eleva a imagem da Coocam e de Campos Novos para todo o Brasil. Durante a abertura oficial, diversas autoridades públicas e do agronegócio expuseram a importância do evento realizado pela cooperativa camponovense. Acompanhe alguns depoimentos:

 

“Estamos fechando um ano difícil, mas o Michuim é com certeza um momento importante, de celebração das conquistas do setor e das amizades. É uma felicidade muito grande estar aqui pela segunda vez. No ano que vem estaremos aqui novamente, para celebrarmos as bodas de prata do Michuim.” – Renato Nobile, superintendente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB).

 

“Eu sinto muita alegria de fazer parte dessa história, pois, participei da inauguração da Coocam, há 24 anos. É um prazer muito grande sempre estar aqui. Sabemos que independente dos resultados econômicos desse ano, é preciso momentos como esse do Michuim. Nesta confraternização encontramos amigos que muitas vezes há tempos não vemos. Se Deus quiser ano que vem vamos nos encontrar novamente nessa grande festa.” – José Zeferino Pedroso, presidente da Federação da Agricultura do Estado de Santa Catarina (Faesc).

 

“O comprometimento de uma empresa que está consolidada e que faz cada vez mais Campos Novos estar no cenário estadual e federal merece nosso reconhecimento e acima de tudo nosso agradecimento. O sistema cooperativo tem que ser seguindo, não somente para o setor agrícola, mas também aos demais setores, pelo seu comprometimento e por tudo aquilo que ele traz de retorno para os associados e a comunidade. Parabéns Coocam por mais um ano de sucesso e que os próximos, se retribuam em excelência e qualidade.” – Silvio Alexandre Zancanaro, prefeito de Campos Novos.

 

“Há três anos estamos vivendo uma crise extremamente impactante para a economia brasileira, mas as cooperativas ligadas a Ocesc conseguiram emplacar em 2014, 16% de crescimento no seu faturamento, em 2015, 11,9% e em 2016, mais 15%. Agora chegando a R$ 31 bilhões, o que significa que 13% do PIB agropecuário estão ligados às cooperativas. Isso mostra claramente que o cooperativismo é a forma mais eficiente de gerar desenvolvimento econômico e riqueza, sendo também a forma mais democrática de compartilhar essas riquezas geradas. Então o cooperativismo está de parabéns. Economistas mostram que essa é a pior recessão que já vivemos em nossa história econômica, mas tem um detalhe muito importante, depois da recessão sempre surgiu um forte momento de crescimento econômico. Sobre o Michuim, esse é o momento da amizade e do reconhecimento. Esperamos estar aqui ano que vêm, todos reunidos para o 25º ano do Michuim. Obrigado Coocam e parabéns!” – Airton Spies, secretário Adjunto da Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca de Santa Catarina

 

“Trago aqui nesse momento, o reconhecimento da Assembleia Legislativa ao sistema cooperativista. Vocês fazem a diferença! Aqui está a classe produtora, aqueles que mantém o estado de Santa Catarina como um grande produtor do nosso Brasil. Parabéns a Coocam  nesse momento de confraternização. O Michuim é cada vez mais marcante na história. Viva a Coocam!” – Romildo Luiz Titon, deputado estadual.

 

 “Hoje não é um dia qualquer, hoje é dia de Santa Catarina de Alexandria. Independente da religião e respeitando a religião de cada um, eu quero dizer que essa não é uma mulher qualquer, é a Padroeira do conhecimento e da inovação é, portanto, um ensinamento para toda a cooperativa porque cooperativa quer dizer: a união dos que não são grandes para serem mais fortes. Então eu quero dar os parabéns para a Coocam, que representa a força da produção de Santa Catarina. As cooperativas serão a grande solução para sistema econômico brasileiro. Todos que estão aqui ajudam a segurar o Brasil com seus ombros.” – Esperidião Amim, deputado federal.

 

“Em nome do presidente João Carlos Di Domenico, quero cumprimentar todos os associados da Coocam, os grandes atores desse sucesso. Muito orgulho em estar aqui com essa cooperativa, representante das demais cooperativas agropecuárias do país. O Michuim é muito importante, pois as lideranças estão aqui. Peço que todos nos ajudem nessa luta lá em Brasília, para que possamos fazer com que – não só no discurso, mas na prática – o país reconheça a importância da agricultura brasileira, essa que está mantendo o país em pé. Vocês todos estão fazendo isso e merecem ser reconhecidos. Parabéns Coocam!” – Valdir Colatto, deputado federal.