Notícias

21 de março de 2018

Câmara realiza Sessão Solene em homenagem a Coocam

A indicação foi do vereador Mancha – colaborador da cooperativa, com apoio de todas as bancadas.

A noite da última terça-feira (20) foi marcada pela Sessão Solene no Plenário da Câmara de Vereadores de Campos Novos para a Cooperativa Agropecuária Camponovense (Coocam), homenagem pela passagem dos 25 anos de fundação da empresa cooperativa. A data marcou ainda a passagem do Dia Internacional da Agricultura – onde lembramos que o Brasil é um dos maiores produtores e fornecedores mundiais de alimentos. A Coocam também celebra a data e orgulha-se por fazer parte desses dados brasileiros, onde tem empresários rurais dispostos a elevar cada vez mais a produtividade de suas lavouras, fomentando o setor agrícola.

A indicação da homenagem para uma das maiores cooperativas de Santa Catarina foi feita pelo vereador da bancada do Partido Progressista (PP), Adavilson Telles – o Mancha, com apoio de todo o legislativo. O vereador Mancha é também colaborador da Coocam há mais de 15 anos, responsável pela gerência do setor de Recursos Humanos e, por conhecer a grandiosidade e seriedade da cooperativa, compartilhou a preposição.

Uma noite especial e de agradecimentos. Adavilson Telles ressaltou sobre a importância do trabalho de um gestor, citando o entusiasmo do presidente da Coocam. “O presidente João Carlos transmite a motivação que uma instituição como a Coocam precisa para andar no dia a dia. O segredo de qualquer organização é o otimismo. E é dessa forma que a Coocam é feita, de pessoas otimistas”. Segundo o vereador, o crescimento dos colaboradores, associados e da cidade de Campos Novos está ligado diretamente aos pilares da cooperativa. “Vejo que o otimismo nos move, nos faz andar, crescer e fazer diferente, com seriedade, transparência e ética. Assim é a Coocam”, discursou o vereador.

Com a presença da direção, demais colaboradores, sócios da cooperativa, a Sessão Solene marca as celebrações da cooperativa, mais uma vez. Autoridades do executivo como o prefeito, Silvio Alexandre Zancanaro e o vice-prefeito Gilmar Marco Pereira, prestigiaram o evento. Na opinião do prefeito, o crescimento da Coocam é o resultado do comprometimento da equipe. “25 anos de história não é pra qualquer um. Conhecendo a história da cooperativa, podemos afirmar que os resultados não são somente números, existe noção, sentimento e principalmente valores. Isso é a maior recompensa que a Coocam deixa para Campos Novos. Parabéns para esses 48 corajosos que sabiam onde iriam chegar, e chegaram”, disse Zancanaro em seu discurso.

O presidente do Poder Legislativo de Campos Novos, José Adelar Carpes – o Crespo reconhece a importância da Coocam para a cidade e para as famílias camponovenses. “Muitas famílias tiram dali seu sustento e com certeza muitas pessoas têm e terão grandes oportunidades dentro dessa grande empresa. Ele ressaltou ainda que a humildade dos gestores, faz da Coocam uma empresa próspera e de prestígio. “A Coocam valoriza seus funcionários, associados e traz renda e desenvolvimento para o nosso município, com caráter e humildade. É um orgulho muito grande realizar essa homenagem para a Coocam”, disse Crespo.

A Coocam sente-se honrada pela lembrança. João Carlos Di Domenico, presidente da Coocam, destacou que o propósito da cooperativa sempre foi colaborar com o desenvolvimento do município de Campos Novos e da região, além do crescimento dos colaboradores e associados. “Nestes 25 anos temos muitas histórias, muita luta e muito trabalho. Não foi fácil, mas compensador. Quem nos levou a crescer dessa maneira foram os produtores, em contrapartida a cooperativa nunca mudou o seu legado, que é atender o associado e cooperar com a evolução dos colaboradores”, destaca o presidente da Coocam, observando que, “esse é o princípio do cooperativismo – muitas mãos para um único objetivo”. Crescer!

A cooperativa sempre soube que precisa investir, planejar... que precisa ser eficiente. João Carlos alia o sucesso da Coocam com o trabalho, comprometimento e lealdade das pessoas envolvidas desde a fundação, em 1993. “Eu lembro todos os dias e agradeço aqueles 48 produtores que tiveram a coragem de enfrentar épocas difíceis e se uniram com um único propósito, ajudar o município crescer, desenvolver, evoluir, industrializar, agregar valor, fomentar o crescimento da produção, dos sócios e da região. Assim nasceu a Coocam”, orgulha-se.

Quando a Coocam foi pensada, os fundadores não tinham noção da grandiosidade que se transformaria, já que a ideia era atender aquele grupo de sócios. “Tem muita história, mas a história principal é a evolução dos colaboradores e o crescimento dos sócios. Deixamos um legado de que, semeando confiança, agindo com seriedade e trabalhando com dedicação é possível sim, levantar várias Coocam’s”, finalizou João Carlos Di Domenico, em nome da família Coocam, em seu pronunciamento na Casa Legislativa.

 

História

No ano de 1993, a Cooperativa Agropecuária Camponovense (Coocam) iniciou suas atividades a partir da experiência e iniciativa de um grupo de 48 produtores rurais. Sua fundação aconteceu no dia 21 de janeiro daquele ano. Funcionou em sede provisória durante um ano, onde tinha instalado apenas um escritório.

O tempo passou e a Coocam cresceu. Juntos também cresceram os associados, colaboradores e a comunidade dos municípios de atuação. Sempre focada no desenvolvimento coletivo, a cooperativa comemora 25 anos em 2018 – uma história de muitos esforços e resultados.

Tornou-se uma das maiores cooperativas do estado de Santa Catarina – e está ligada diretamente a três estados brasileiros: Em Santa Catarina tem a matriz em Campos Novos, além das filiais em Curitibanos e Lebon Régis. No Rio Grande do Sul sua filial está em Barracão e no Mato Grosso, na cidade de Ribeirão Cascalheira.

Hoje o maior bem da Coocam é a sua equipe, formada por 138 associados e 315 colaboradores. A cooperativa agropecuária está ligada há cinco áreas de negócios: cereais, insumos, sementes, transportes e fábrica de ração, sendo uma grande colaboradora da movimentação do PIB brasileiro.

Possui uma estrutura completa: sede administrativa; armazéns graneleiros para cereais, grãos, insumos e sementes; loja agropecuária; assistência técnica, unidade de produção de sementes; transportadora; fábrica de ração e a sede social dos colaboradores.

Para deixar o produtor mais informado sobre as melhorias tecnológicas e mudanças do setor do agronegócio, a Coocam realiza Dias de Campo em todas as filiais. Através de projetos sociais e ambientais a Coocam investe em seus colaboradores, associados e na comunidade. A Semana do Campo Limpo é um grande exemplo de educação ambiental. O projeto Escola no Campo, em parceria com a Syngenta é a menina dos olhos da Coocam, sendo referência em todos os municípios em que a Coocam atua e destaque no Brasil.