Notícias

10 de maio de 2018

Coocam e Koppert realizam palestra que reuniu profissionais da área técnica e produtores.

A Koppert – empresa líder no mercado internacional de proteção biológica de culturas, em parceria com a Cooperativa Agropecuária Camponovense (Coocam), realizou palestra direcionada aos associados e colaboradores do setor técnico da cooperativa. O encontro aconteceu na última quarta-feira (09), na Sede Social da Coocam.

Com o tema "manejo integrado de mofo branco e fungos de solo", o engenheiro Agrônomo, Marcelino Borges de Brito esclareceu as dúvidas dos participantes e ainda orientou sobre a importância da prevenção nas lavouras, além de mostrar as soluções inovadoras da marca.

Segundo Marcelino o objetivo da palestra foi repassar informações sobre o controlo biológicos de doenças, especialmente de fungos de solos – como o mofo branco que tem sido uma doença extremamente preocupante. “A intenção nossa com esse encontro, foi levar tecnologias, falar do nosso produto à base de Trichoderma harzianum para que os produtores consigam ter um manejo e um controle das culturas de resistência à essa doença”, disse o engenheiro agrônomo.

O mofo branco foi uma das doenças que mais contribuiu para a redução da produtividade nas lavouras dos sojicultores na safra 2017/2018 em diversas regiões, em Campos Novos especialmente. A doença é considerada nova, no entanto, a área de abrangência do mofo branco está aumentando gradativamente ano a ano, portanto, é preciso cuidado e orientações técnicas.

De Acordo com o produtor Juliano Zortea, a palestra foi esclarecedora em questão de como se deve lidar para controlar a doença. Os participantes receberam orientações como, período e horários de aplicação do produto. “A palestra foi muito interessante, já que a sepa do trichoderma koppert é a melhor do país. O palestrante nos explicou, por exemplo, como controlamos o mofo branco usando esse produto”, disse Juliano, resumindo que “a primeira aplicação deve ser realizada no inverno e o solo precisa estar com umidade”.