Notícias

01 de agosto de 2018

Produtor da Coocam rompe a barreira dos 100 sacas/ha

O sojicultor participou do Concurso PIN Soja Syngenta e colheu 101 sacas por hectare, um volume muito acima da média brasileira.

A parceria entre a multinacional Syngenta e a Cooperativa Agropecuária Camponovense (Coocam) se fortalece a cada ano, com resultados cada vez mais surpreendentes. Ambas atuam com objetivos semelhantes quando se fala em desenvolvimento do agronegócio brasileiro e iniciativas para colaborar com o crescimento dos produtores rurais. Neste caso o grande propósito é o melhor aproveitamento da área plantada, agregando mais produtividade.

E, para selar a parceria da safra 2017/2018 a Syngenta realizou na última semana, dia 26, evento de fechamento do concurso direcionado aos associados e ao corpo técnico da Coocam. Um momento de conhecimento e confraternização, onde também são premiados os produtores e técnicos participantes dos concursos Produtividade Integrada (PIN Soja) e GranopTop. Além de concorrer ao prêmio, os participantes ganham mais na produtividade e na rentabilidade. Cerca de trinta produtores participaram dos dois concursos de produtividade da Syngenta. Os técnicos da Coocam realizaram todo o acompanhamento e monitoramento, desde o plantio até a colheita, posicionando os produtores nos melhores momentos, e extraindo o máximo de cada ferramenta, assim, repassando orientações essenciais aos participantes.

Durante o evento os profissionais da Syngenta expuseram os últimos resultados obtidos nas lavouras dos associados da cooperativa referente às culturas de soja e milho, além de informações proeminentes da próxima safra. O vencedor do PIN Soja foi o produtor Marcelo Spautz, da filial de Lebon Régis que somou produtividade de 101 sacas/ha, com área plantada de 18 hectares da oferta. O engenheiro agrônomo e gerente da filial de Lebon Régis, João Batista dos Passos, também foi reconhecido. Ambos ganharam uma viagem com acompanhante para o Rio Grande do Norte. O produtor também foi o campeão no protocolo GranoTop. Ele plantou 30 hectares e colheu 206 sacas/ha de milho Supremo Vip3, híbrido com a melhor biotecnologia do mercado, dando segurança no controle de pragas.

A produtividade média do sojicultor da Coocam vencedor do PIN – 101 sacas de soja por hectare – ficou muito acima da média brasileira, que segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) é de 56 sacas/ha. De acordo com o representante técnico de vendas da multinacional, Luiz Felipe Coelho esse projeto é feito por várias mãos. “A somatória de forças do agricultor com o empenho e conhecimento do corpo técnico e a expertise da Syngenta como indústria, faz toda a diferença. Nossa empresa se inspira de forma constante em trazer o potencial das plantas para a vida, e assim somos impulsionados por tudo o que elas têm a oferecer. Ao elevarmos a produtividade das lavouras e melhorarmos métodos agrícolas, oferecemos condições para que os produtores alimentem a população global de forma segura e sustentável”, disse Luiz Felipe.

Para o presidente da Coocam, João Carlos Di Domenico, é muito gratificante ver os associados quebrando recorde de produtividade e isso se torna realidade porque a maioria dos produtores trabalham com excelência e acreditam e investem em tecnologia. “Para produzir mais de 100 sacas por hectare tem que ter tecnologia e conhecimento, mas também excelência, capricho e muita vontade. Então quero agradecer e parabenizar todas as pessoas envolvidas, produtores e profissionais da área técnica”. João Carlos lembrou que a Syngenta foi a primeira parceira da Coocam, há 25 anos. “Assim construímos a Coocam, com parcerias e pessoas comprometidas, oferecendo aos associados acesso aos melhores produtos e tecnologias do mercado”.

PIN Syngenta

Com resultados positivos, o programa PIN Soja – abrange três importantes compromissos assumidos pela Syngenta em seu Plano de Agricultura Sustentável. Isso porque a aplicação das Soluções Integradas da empresa tem como objetivo viabilizar o alcance de mais produtividade usando menos recursos e insumos, fomentar a preservação ambiental e assegurar que os produtores envolvidos recebam orientações sobre a correta aplicação de tecnologias.

GranoTop

A Tecnologia GranoTop consiste num protocolo definido para o plantio de milho, buscando alta produtividade com a melhor qualidade de grãos para a indústria de rações e rentabilidade ao produtor. Esse protocolo engloba todos os itens necessários ao plantio do milho, desde sementes, fertilizantes, fungicidas, entre outros itens. Na cultura do milho a multinacional está com investimento ainda maiores em pesquisa, e com isto, poderá proporcionar cada vez mais benefícios ao setor.

 

Mais fotos: facebook/coocam.sc