Notícias

05 de julho de 2019

Caminhada Ecológica da Coocam marcará o Dia do Cooperativismo

Neste ano a trilha feita pelos colaboradores e seus familiares, acontecerá dia 14, no Parque Nacional Rio Canoas.

Trocar a comodidade e aquele momento de preguiça, num domingo de inverno, pelas boas práticas socioambientais. Uma rotina diferente do habitual, mas de grande valor social agregado. Assim será a 5ª edição da Caminhada Ecológica, evento anual organizado pela Coocam e a SER Coocam, direcionado aos colaboradores da cooperativa e seus familiares. A programação para 2019 está marcada para o domingo, dia 14 de julho.

Neste ano a Caminhada Ecológica acontecerá no Parque Estadual Rio Canoas, um lugar com aspectos característicos da região de Campos Novos, como hidrografia, relevo, fauna e flora. Será um momento para admirar o ecossistema local e desta forma, dar mais valor aos benefícios oferecidos gratuitamente pela natureza. Os participantes percorrerão os 4,4 quilômetros de extensão da Trilha das Águas.

A atividade faz parte do Dia de Cooperar ou Dia C – um grande movimento nacional de estímulo às iniciativas voluntárias diferenciadas, continuas e transformadoras, realizadas pelas cooperativas com apoio incondicional do Sistema OCB. As ações realizadas no Dia C, fazem parte da agenda estratégica do do cooperativismo brasileiro.

A Caminhada Ecológica é organizada pela Coocam e pela SER Coocam.

 

Parque Rio Canoas

O Parque Estadual Rio Canoas é uma unidade de conservação brasileira de proteção integral da natureza localizada no município de Campos Novos. Oferece de graça para a comunidade duas trilhas ecológicas: Trilha das Águas (4.400 metros de extensão) e a Trilha do Cemitério (600 metros). Mas, já estão em fase de implantação outras duas, a Trilha do Mirante do Lago (6.500 metros de extensão) e a trilha do Lajeado do Roberto (3.400 metros) que tem como principal atração à cachoeira de mesmo nome. A intenção impulsionar o turismo na região.

 

Organização Dia C

Com o intuito de levar o espírito cooperativista às comunidades urbanas, o Dia de Cooperar em Santa Catarina é uma iniciativa da Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Osesc) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), realizado anualmente em todo o Brasil. Em Campos Novos o Dia C é comemorado pela Coocam há 5 anos com a Caminhada Ecológica. O evento tem total apoio da Sociedade Esportiva e Recreativa dos Funcionários e Associados da Coocam (SER Coocam). 

 

História Dia C

O Dia de Cooperar nasceu em 2009 como um projeto inovador, realizado pelo Sistema OCEMG. O objetivo é desenvolver ações de responsabilidade social, colocando em prática os valores e princípios cooperativistas, por meio de ações voluntárias. Rapidamente, a ideia ganhou a simpatia de diversas cooperativas mineiras, que passaram a apoiar e desenvolver, anualmente, as ações do Dia C. Após o sucesso alcançado em Minas Gerais, foi realizado, em 2013, projeto piloto em outros seis estados buscando ampliar o Dia C, que, no ano seguinte, passou a ocorrer em todas as regiões do país.

Em 2015, o Sistema OCB decidiu vincular as iniciativas do Dia de Cooperar à agenda mundial proposta pela Organização das Nações Unidas (ONU) e que previa a realização de ações apoiadas no escopo dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). Com a mudança dos ODM para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), em 2016, o Dia C manteve sua adesão às diretrizes que pretendem erradicar a pobreza do mundo. Fato que contribui bastante para o estreitamento dos laços entre a ONU e o Sistema OCB.