Notícias

05 de setembro de 2019

Agrônomo da Coocam participa de curso internacional

Cristiano Goes é um dos integrantes da Jornada Aliança Técnica – capacitação oferecida pela Syngenta que levou um grupo de brasileiros para os Estados Unidos.

O engenheiro agrônomo e gerente da Filial da Coocam de Curitibanos, Cristiano Goes é um dos participantes da Jornada Aliança Técnica – capacitação oferecida pela Syngenta, que oportuniza os profissionais das cooperativas ampliar o conhecimento teórico e prático, por meio de capacitação voltada ao setor. Através de encontros semestrais com especialistas e também visitas para conhecer melhor a Syngenta, os profissionais puderam debater vários temas ligados ao agronegócio.

Cristiano faz parte da turma iniciada em 2017 e ao longo de dois anos estudou cinco módulos presenciais com foco em capacitação técnica e conhecimento. Durante o curso, ele participou de visitas realizadas nos sites de Produção de Sementes da Syngenta, Fábrica de Paulínia, Estação de Pesquisa e Instituto Seedcare. O quinto e último foi o módulo internacional, onde os profissionais das cooperativas do Sul do Brasil viajaram para Chicago, nos Estados Unidos uma experiência única segundo Cristiano Goes.

“O curso foi muito bom, eu particularmente aprendi muito, além dos assuntos tecnicos tive oportunidade de aprofundar meus conhecimentos sobre gestão, o que vai me auxiliar muito na condução da filial. Também vale ressaltar que a capacitação proporcionou networkig, com colegas de profissão. Estávamos em 40 engenheiros agrônomos de diversas cooperativas, e este contato de realidades diferentes acaba nos proporcionando maior aprendizado”, disse Cristiano.

Ao longo do programa o grupo de brasileiro fez uma imersão na produção agrícola norte-americana. Juntamente ccom o grupo, o engenheiro da Coocam realizou visita RTP em Raleigh, NC. Lá pode participar de debates com temas ligados a biotecnologia, experimentação agrícola e uso de “digital” no campo. Visitou uma fazenda de aproximadamente 800 hectares, em Dekalb, IL, onde houve uma rica discussão sobre o sistema de produção, custos, rentabilidade, políticas do governo americano para o setor, entre outros temas pertinentes. A atividade primária na fazenda é o milho, soja e destilação de whisky “Bourbon” (feito de milho). Cristiano assistiu aulas sobre Resiliência, bem estar, liderança e gerenciamento de network. Ainda assistiu palestra sobre o mercado agrícola dos Estados Unidos.

“A viagem aos USA, foi muita proveitosa, conhecer a realidade do maior produtor de grãos do mundo proporciona informações que agregam no dia a dia da cooperativa, além evidentemente, de conhecer uma cultura diferente”, finalizou o engenheiro da Coocam.

Após encerrar o quinto módulo do programa, Cristiano Goes recebeu certificado reconhecido pela Instituição de Ensino Rehagro – Formação no Agronegócio.