Notícias

22 de setembro de 2019

Nota Fiscal de Produtor foi tema de capacitação na Coocam

Produtores e colaboradores da Cooperativa Agropecuária Camponovense (Coocam), participaram da capacitação, com orientações sobre emissão de Nota Fiscal de Produtor Rural eletrônica – NFP-e, uma determinação nacional.

O encontro aconteceu na última terça-feira (17), através da parceria da cooperativa com o Sindicato dos Produtores Rurais de Campos Novos e a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado de Santa Catarina (Senar/SC). Foi ministrado pelo técnico de arrecadação do Senar, Emerson Gava.

Durante o treinamento o técnico discutiu assuntos pertinentes como por exemplo, finalidade e utilidade do uso das Notas Fiscais de Produtor de forma eletrônica, um assunto que gera muitas dúvidas para os produtores.

Um dos grandes problemas está relacionado a falta de internet e rede de telefonia no interior. Emerson acredita que a cobrança não será logo no início de janeiro, no entanto, depois de sancionada pelo governo catarinense, o uso será obrigatório indiferente dos problemas enfrentados pelo produtor. Segundo ele, o produtor precisa se adpatar com as novas tecnologias e para isso, necessitam de treinamentos. “Vai chegar um momento em que será preciso emitir a NFPe e o produtor precisa estar preparado", orientou Gava.

O uso do modelo digital ainda está em caráter opcional no estado de Santa Catarina, no entanto, a obrigatoriedade deve começar a partir de 2020, quando todas as operações interestaduais, ou seja, vendas para outros estados do Brasil oriundas do setor, deverão constar NFP-e obrigatoriamente.