Notícias

25 de setembro de 2019

Produtores da Coocam iniciam o plantio da safra 2019/2020

Após um inverno com baixas precipitações, o início da primavera chegou e com a nova estação também aflora a expectativa dos produtores de grãos para uma estação mais chuvosa – como precisa ser – no entanto, com volume o suficiente para o produtor conseguir semear os grãos da próxima safra de verão. Assim está sendo a semana nas lavouras da região do Celeiro Catarinense de Grãos – o plantio a todo vapor. Depois da chuva da última sexta-feira (20), os associados da Cooperativa Agropecuária Camponovense (Coocam) intensificaram os trabalhos de plantio do milho.

Conforme o engenheiro agrônomo da Coocam, Silvio Zanon, a última chuva foi razoável e o suficiente para hidratar o solo e começar o plantio dentro do zoneamento previsto para Campos Novos. “As melhores janelas de plantio vai do dia 20 de setembro até dia 20 de outubro, então, apesar da preocupação com a falta de água, o plantio iniciou dentro da janela, sem atrasos e com expectativa de uma grande safra”, comenta o engenheiro agrônomo observando que o produtor está investindo alto em híbridos, em adubação, em fertilidade e no manejo de solo de modo geral, além do suporte dos profissionais da assistência técnica. “Hoje o milho é uma cultura com melhor rentabilidade ao produtor. Então, quando ele faz seu dever de casa bem feito colocando qualidade no plantio, o resultado positivo já chega nos 50%. Os outros 50% vai depender das condições climáticas”.

Segundo Silvio Zanon, a programação de plantio da safra de verão 2019/2020 nas lavouras dos associados da Coocam não foge da realidade da última safra, onde a área de milho deve se manter e de soja deverá ter um pequeno incremento. Na região de Campos Novos, a cooperativa atende aproximadamente 5 mil hectares de milho e 15 mil hectares de soja.

O plantio de soja está programado para a segunda quinzena do mês de outubro.