Notícias

01 de outubro de 2019

Comunidade escolar de Vargem realiza ação do Dia C

O evento faz parte da quarta etapa do Projeto Escola no Campo e incluiu ações alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Conscientizar as crianças sobre as responsabilidades junto ao meio ambiente. Essa é uma das missões do Projeto Escola no Campo, evento educacional que acontece há 16 anos em diversas municípios da região de atuação da Cooperativa Agropecuária Camponovense (Coocam), graças a parceria com a Syngenta, Fundação Abrinq e as escolas. A cada edição o programa se torna maior e com mais pessoas cientes do quanto é importante toda e qualquer ação em prol do meio em que vivemos. “Quando vemos toda a comunidade comprometida, percebemos o tamanho do envolvimento e da dedicação naquilo. Viver isso é muito gratificante, pois, o sucesso só acontece, graças a união e trabalho em conjunto”, disse o Erivelton Zanon RTV da Syngenta.

O Projeto é implementado em etapas e tem como propósito, envolver os idealizadores, a escola, os pais e comunidade, durante todo o ano letivo. Na 4ª etapa, momento em que acontece o desenvolvimento das ações, os participantes devem executar conteúdos em sala de aula e à campo ao longo do semestre letivo. Uma das atividades é o Dia C, onde os municípios precisam fazer algo envolvendo outras pessoas ou entidades do município. “Nesse ano não queríamos que o Projeto ficasse somente dentro das escolas, mas sim, pulasse os muros e alcançasse outras pessoas da comunidade. Para isso, desafiamos todos os municípios participantes da edição 2019 para realizarem o Dia C”, comenta Cristiane Moro, coordenadora do Projeto Escola no Campo.

Na última sexta-feira (27) foi o dia do município de Vargem realizar a ação. Por meio dos alunos do Grupo Escolar Municipal Padre Alberto Leopoldo Bosing, o Dia C cumpriu com seu propósito. Em uma tarde especial os alunos e educadores colocaram em prática o que vem estudando durante o ano, com ações voltadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

A ação do Dia C foi realizada no Complexo Esportivo Alberto Oneda, com apoio da Administração Municipal, por meio da Secretaria de Educação. A mostra contou com a participação de estandes do Grupo Escolar Municipal Padre Alberto Lepoldo Bosing, Apae Casa da Amizade, Clubes de Mães, Cras, Secretaria Municipal de Assistência Social, Secretaria Municipal de Saúde – Nasf, Secretaria Municipal de Agricultura, Agricultura Familiar, Escola de Educação Básica Deputado Augusto Bresola, Centro Educacional Infantil Chapeuzinho Vermelho, Correios, Sicoob e Coocam. Reuniu autoridades locais, secretários municipais, professores, alunos e comunidade.

A ação contou ainda com palestra das acadêmicas de odontologia da Unoesc Joaçaba sobre prevenção e cuidados com a higiene bucal e peça teatral Meu Lixo e Eu da Companhia DellArte de Concordia, além da entrega de 250 mudas de árvores nativas doadas pela Empresa C.T.G. Brasil. A ação também recebeu patrocínio da Empresa Horizonte Engenharia e Topografia para aquisição das camisetas, Sicoob para contratar a peça teatral e a Ervateira Mazutti no patrocínio da erva mate.

Na oportunidade também foi entregue a premiação do Concurso Cultural Sicoob “Todo mundo ganha com a cooperação”. O concurso premiou a melhor redação do quinto ano e o melhor desenho do terceiro ano do ensino fundamental. A aluna vencedora da redação foi Isabella Almeida do 5º ano vespertino. Do 3º ano, foi classificada a aluna Viviane Couto de Oliveira do vespertino. As estudantes premiadas receberam um kit escolar e concorrerão na etapa regional do concurso cultural.

Em Vargem são atendidas com o Projeto Escola no Campo, aproximadamente 40 crianças do 5º Ano do Ensino Fundamental. Os alunos são estimulados a transmitir o que aprendem para suas famílias e para a sociedade em que vivem. Dessa forma, o Escola no Campo também assume papel importante na conscientização dos adultos sobre os conceitos de agricultura sustentável. Várias ações estão em desenvolvimento no Grupo Escolar Municipal Padre Alberto Leopoldo Bosing, através do Projeto, edição 2019.

 

Inforrmações: ASCOM Coocam e ASCOM Prefeitura de Vargem