Notícias

24 de November de 2020

Família do município de Celso Ramos, cliente da Coocam, estará no Programa Resenha do Cooperativismo e Agronegócio

Na próxima sexta-feira (27), a reportagem  vai mostrar exemplos de superação e eficiência, vividos diariamente na propriedade da família Ferri

Gente que Fez e Gente que Faz o Agronegócio – é um dos quadros do Programa Resenha do Cooperativismo e Agronegócio que vai ao ar todas as sextas-feiras pelo Canal Rural – às 6 horas da manhã e Record News Santa Catarina - às 12h30. As reportagens produzidas e apresentadas pelo jornalista, Sebastião Garcia, contam histórias de produtores rurais ligados às cooperativas agrícolas associadas da Federação das Cooperativas Agropecuárias do Estado de Santa Catarina (Fecoagro).

No ar há cerca de 1,5 anos, o quadro Gente que Fez e Gente que Faz o Agronegócio já entrevistou diversos associados da Cooperativa Agropecuária Camponovense (Coocam). Nesta semana, será exibida a reportagem com a família Ferri – agricultores familiares clientes da Coocam, com propriedade no município de Celso Ramos (SC). A gravação aconteceu no mês de outubro e teve todos os cuidados referentes as medidas necessárias e recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), de órgãos oficiais e especialistas para garantir o bem-estar e segurança dos entrevistados e da equipe técnica, devido a pandemia do coronavírus.

“Sempre trabalhamos na agricultura”, contou o produtor rural, Lucio Ferri, 55 anos, durante a entrevista. Ele falou ainda, sobre as dificuldades e desafios estando no meio rural. “Tem que gostar e tem que pelear, porque o dinheiro não cai, não vem de graça”, observa. Junto com seu filho Tiago,  32 anos, plantam cerca de 60 hectares de milho e soja; além de, aproximadamente 10 hectares de fumo, uva, mel, laranja e cana de açúcar. Com eficiência, pai e filho tocam a propriedade com satisfação e muita dedicação.

Na típica propriedade familiar, onde a diversidade na produção é a base do sustento, tem uma história de sacrifício, mas, principalmente uma história de muito amor pelas coisas simples do interior. Existe reconhecimento também. “É bom porque eles pegaram confiança na gente e a gente neles... daí fica bem fácil de trabalhar”, comenta Lucio ao falar da parceria que a família tem junto à Coocam, há vários anos. “A lavoura que nós plantamos, compramos tudo lá”, complementa Tiago.

Acompanhe a reportagem especial da família Ferri, nesta sexta-feira (27), às 6h da manhã no Canal Rural e às 12h30 no Record News Santa Catarina.