Notícias

18 de February de 2021

Produtor da Coocam e presidente da Aprosoja/SC, Xande Di Domenico anuncia evento nacional em Campos Novos

Durante a cerimônia da Abertura Nacional Da Colheita da Soja, realizada no início deste mês, em Luís Eduardo Magalhães (BA), foi divulgado o estado brasileiro que sediará o próximo grande evento do Projeto Soja Brasil, que é a Abertura Nacional do Plantio da Soja Safra 2021/2022. Os produtores da Cooperativa Agropecuária Camponovense (Coocam), João Orides Debastiani e Alexandre Alvadi Di Domenico – também presidente da Aprosoja Santa Catarina participaram do evento dos sojicultores – um dos maiores do Brasil.

A notícia de que o município de Campos Novos será sede da Abertura Nacional do Plantio da Soja Safra 2021/2022, foi trazida oficialmente aos camponovenses, nesta quarta-feira (17), durante Sessão da Câmara de Vereadores. Na oportunidade o presidente do Legislativo de Campos Novos, vereador Adavilson Telles, o Mancha confirmou apoio do Poder Legislativo.

Xande Di Domenico confirmou que a largado do plantio de soja da próxima safra acontecerá no próximo mês de setembro, em dia ainda a ser definido, e reunirá autoridades públicas e produtores de todo país para celebrar a cultura da soja, principal produto de exportação brasileira. O presidente da Aprosoja Santa Catarina explicou o formato do evento, que além de dar visibilidade ao trabalho dos sojicultores locais, vai incrementar a economia camponovense com a vinda de turistas e visitantes ao município.

“É um evento nacional que marca a largada do plantio da soja em todo o país. Todos os anos participam diversas autoridades, ministros da agricultura, autoridades do agronegócio, além de ter painéis e debates sobre agronegócio e cultura da soja e o pontapé simbólico do plantio de soja no Brasil. Com certeza, Campos Novos tem o título de Celeiro Catarinense e vamos mostrar todas as nossas potencialidades para o país inteiro, num evento que vai movimentar a cidade”, destacou.

Essa é a primeira vez que Santa Catarina sedia o evento. Campos Novos é um dos maiores e principais produtores de soja no Brasil. “Somos o único município do Sul do Brasil que ficou entre os 20 maiores do país e isso é um orgulho para nós camponovenses”, compartilha Xande Di Domenico.

A Abertura Nacional do Plantio da Soja, da atual safra, aconteceu em setembro de 2020 na Fazenda Dois Corações em Capinópolis, na região do Triângulo Mineiro.

Organização

Em nível nacional, o evento dos sojicultores é promovido pela Aprosoja Brasil em parceria com suas filiadas nos 16 estados produtores de soja e Canal Rural. Em nível local, a organização contará com a parceria do Poder Público, através da Câmara de Vereadores e Prefeitura Municipal, além do Sindicato dos Produtores Rurais juntamente com a Federação da Agricultura de Santa Catarina (FAESC), entre outros.