Notícias

12 de August de 2021

Semana do Campo Limpo Coocam incentiva os produtores para o descarte correto de embalagens vazias de agrotóxicos

Com objetivo de incentivar e facilitar o descarte correto das embalagens vazias de defensivos químicos, a Cooperativa Agropecuária Camponovense (Coocam) realiza anualmente o Programa Semana do Campo Limpo. São toneladas de vasilhames recolhidos e destinados corretamente.

A edição de 2021 ocorreu no final de julho e início do mês de agosto nas filiais de Curitibanos, Lebon Régis e Barracão e foi sucesso mais uma vez, conforme informa a coordenadora do Programa da Coocam, engenheira agrônoma Kalinka Françoise. “Estamos felizes com os resultados obtidos anualmente. Com o Campo Limpo, a Coocam atua como facilitadora das boas práticas no campo e contribui com as boas práticas e sustentabilidade do campo”, comenta.

Kalinka observa ainda, que além do recebimento a cooperativa realiza a logística do transporte das embalagens entregues nas Unidades de Recebimentos da Central da Associação das Revendas de Agrotóxicos da Região de Campos Novos (Ararcam). “A Ararcam, recebe cerca de 100 mil quilos de embalagens vazias anualmente – o número positivo é sinônimo do trabalho em parceria entre os produtores, cooperativas e a Central”, lembra a engenheira agrônoma.

O uso de EPI´s como luvas e calçados apropriados, além da roupa protetora e máscara, são fundamentais em todas as fases de aplicação de defensivos e descartes das embalagens vazias.