Aguarde, carregando...

notícias

Coocam: Empresa cidadã

Coocam: Empresa cidadã

20-12-2010

Campos Novos – Como reconhecimento aos projetos que a Coocam – Cooperativa Agropecuária Camponovense - desenvolve na área social e meio ambiente, a Cooperativa recebeu na última quinta-feira, dia 18 o Título Desempenho Comunitário Empresarial Tia Anita, e com ele o selo de Empresa Cidadã, que pode ser utilizado nas peças de comunicação da empresa pelo período de um ano.

Com uma solenidade realizada na Câmara de Vereadores do município e com indicação do vereador do PP, Adavilson Teles e aprovação por unanimidade de todos os vereadores, a Coocam foi premiada por três iniciativas sociais e ambientais, que são: o Projeto Escola no Campo, Projeto Social Dale Carnegie e Projeto de Reflorestamento.

Todas as iniciativas são frutos dos 18 anos de trabalho da Cooperativa voltados não apenas para o crescimento econômico e a produtividade de seu segmento, mas também cumprindo com o propósito de produzir de forma sustentável, cuidando do meio ambiente e desenvolvendo pessoas.

O presidente da Coocam, João Carlos Di Domênico  ficou honrado em receber um reconhecimento que leva o nome de Tia Anita. Segundo ele, tão ilustre pessoa que tanto fez em prol das pessoas e do desenvolvimento de Campos Novos.  

João relembrou ainda da importância da Cooperativa para a economia de Campos Novos e região, sendo que há 18 anos a Coocam tinha apenas 48 sócios, hoje são mais de 180.  A empresa tinha um patrimônio liquido de R$ 50 mil reais e hoje são mais de R$ 30 milhões de reais. Recebia algo em torno de 280 mil sacas de grãos e hoje recebe 3 milhões de sacas. Se produzia em média 30 sacas de soja por hectares e hoje são mais de 50 sacas produzidas.  Cada veículo da frota da Coocam roda em média 550 km por dia transportando produtividade por todo o Brasil. “ Todos esses méritos não são apenas conquistas da Coocam, porém fomos a ferramenta que levou ainda mais vontade de produzir e inovação para o homem do campo.”, explicou.

 Além de fomentar a produção, ainda a Coocam dá suporte ao seu produtor, sendo que há 18 anos o menor produtor rural associado a Cooperativa plantava 35 hectares de terra e hoje já planta 200 hectares.  Com isso, João Carlos enfatizou que mesmo sendo uma empresa relativamente nova a Coocam alcançou a maturidade no agronegócio pela forma como trata seus associados e seus colaboradores, primando sempre por desenvolvimento de cidadãos conscientes de suas responsabilidades.

Participaram da solenidade colaboradores da Coocam, autoridades e representantes de instituições e empresas de Campos Novos. Conforme o Prefeito municipal, Vilibaldo Schmidt, empresas como a Coocam são um modelo de desenvolvimento não apenas para Campos Novos, mas também para o planalto catarinense. “Fico emocionado de ver uma empresa que através do econômico faz o social. A Coocam é uma das provas que o sistema cooperativo quando visão desenvolver seus princípios é um ótimo instrumento de crescimento.”, explicou o prefeito que enfatizou ainda a quantidade de famílias em nossa cidade que dependem das iniciativa das Cooperativas e quantas empresas em nosso município que se criaram ao redor das mesmas.

Segundo o prefeito Vilibaldo, Campos Novos vem passando por um processo de desenvolvimento sem precedentes. Hoje a cidade ocupa o 16º lugar no Estado em geração de riquezas de ICMS. Da mesma forma está em 14º lugar na geração de trabalhos segundo pesquisas do Sine. E isso demonstra o trabalho sério das empresas geradoras de renda e postos de trabalho no município.

Já o diretor financeiro da Coocam, Leoni Jacomel representou os funcionários da Coocam na solenidade, relembrando da fundação da mesma e de como os colaboradores da Cooperativa sentem-se bem nesta casa. “ Fui uma das pessoas que acreditei que a Coocam deveria ser fundada visto que sempre acreditei que o sistema cooperativista é o único que valoriza e incentiva o pequeno produtor. A Coocam é a prova disso e hoje demonstra que a criação de mais uma Cooperativa há 18 anos atrás foi salutar.”, finalizou.

 
Legislativo presta homenagem a Coocam

“ Acreditamos no desenvolvimento que a Coocam traz para nosso município. Penso que Campos Novos teve dois momentos que marcaram o crescimento de nossa cidade. A divisão da Coopercampos para formação da Coocam e a construção da barragem.” (Silvio Henrique de Almeida Lopes Sobrinho – PMDB)

 

“ Fico honrado em homenagear esta grande empresa com o titulo Tia Anita, tão importante para nosso município.” (José Adelar Carpes – PMDB)

 

“ Todos temos conhecimento do Celeiro Catarinense que somos e fico honrado de ver esta empresa há 18 anos gerando economia para Campos Novos e região.” (João Valdenir da Silva – DEM)

 

“Já fui associado a Cooperativa e sei o quanto ela representa aos produtores, em especial aos pequenos. Temos orgulho de ter a Coocam desenvolvendo nosso município.” ( Leonildo Recalcatti – PPS)

“Como colaborador da Coocam sou testemunha do processo de qualificação de seus colaboradores o que faz dela referência no desenvolvimento do agronegócio.” (Adavilson Telles – PP)

 

“Fico feliz de ver na diretoria da Coocam pessoas empreendedoras que pensam no coletivo. Essa empresa é patrimônio para Campos Novos.” (Cirilo Rupp – PMDB)

 

“ Sei da importância dessa cooperativa que participa junto com seus produtores dos avanços e das conquistas. Hoje é uma data importante para Campos Novos, por premiar uma empresa dessa grandeza.” (José Tadeu Guzzati – PMDB)

 

“ A Coocam é uma empresa jovem porém com muita maturidade na condução de seus trabalhos. Isso é fruto de sua administração com seriedade.” ( Jose Jair Fagundes Antunes – PPS)

 

“ O requerimento de premiação da Coocam foi aprovado por unanimidade pelos vereadores que sabem do que a Coocam representa para a economia de nosso município. “ ( Maurilio Castro Campagnoni – PMDB)