Aguarde, carregando...

notícias

Coocam recebe detentores de genética do trigo

Coocam recebe detentores de genética do trigo

20-12-2010

Campos Novos – Numa reunião em que participaram a Coocam e Coopercampos em Campos Novos, a Fundação Meridional, através da Embrapa e do Iapar trouxe na última terça-feira, dia 30, avaliações e novidades sobre a cultura do trigo para 2011.

Temas como qualidade do produto foram abordados no treinamento enfatizando a aplicabilidade do trigo, suas competências e principalmente o cumprimento de regras e normas que envolvem a nova classificação do governo para os moinhos, a partir do ano que vem.

Conforme o coordenador de transferência de tecnologia da Fundação Meridional, Milton Dalbosco, o objetivo do ciclo de palestras regionalizado é buscar dentro da própria região as necessidades e comportamentos da cultura de trigo e o que os técnicos, que estão a frente das produções das Cooperativas, esperam das cultivares para os próximos anos.

A Fundação Meiridional é uma das parcerias da Coocam no quesito tecnologia e melhoramento genético, e envolve várias regionais do país, sendo Santa Catarina ao extremo na região sul e o estado do Mato Grosso ao norte. Por isso é comum que as mesmas culturas tenham comportamentos e características diferentes de acordo com a região em que se empregam. “Devido a essa variação da resposta das cultivares, de acordo com a região, trazemos a pesquisa para as regiões que atendemos a fim de ouvir de nossos parceiros, as experiências deles e de seus produtores com as sementes fruto da nossa parceria“, enfatizou Milton.

Junto a isso, a Meridional trouxe ainda  a nova legislação federal que entra em vigor a partir de 2011, e que estreitou ainda mais as exigências de qualidade para que os moinhos aceitem as produções de trigo. De acordo com o engenheiro agrônomo da Coocam, Cristiano do Nascimento, informações como essa são relevantes no sentido de enquadrar as produções da Cooperativa nos padrões de qualidade exigidos. 

No entanto segundo Milton, os produtores da Coocam estão já em acordo com as novas regras, sendo que as cultivares frutos da parceria entre Embrapa e Coocam,  que são de propriedades da Coocam atendem integralmente a nova demanda do moageiro e legislação federal. 

 

Coocam avalia as cultivares do trigo da safra de 2010

 Mesmo tendo passado por situações climáticas extremas, como a seca de setembro, que prejudicou o perfiliamento do trigo, as noites com frio acima da média dos meses de outubro, a chuva de granizo de novembro, que acabou por fazer perder parte da produção, e ainda a alta umidade na época da colheita, numa média geral, a produção desse ano de trigo ainda deve surpreender aos produtores e as Cooperativas.

Conforme o engenheiro agrônomo da Coocam, Cristiano do Nascimento, mesmo com apenas 50% da produção da Coocam colhida, já é possível perceber o aumento de sacas por hectare, com relação ao ano passado. “A produção de trigo deste ano esta superando as expectativas, sendo que já bateu recordes de produção com relação ao ano de 2009. Alguns produtores estão chegando a colher mais de 70 sacas por hectare, e numa média geral nossa produção deve ficar em 60 sacas por hectare, 7 a mais do que no ano passado, em que a média fechou em 53 sacas.”, explicou Cristiano.

Isso, de acordo com o engenheiro agrônomo se deve basicamente aos produtores da Coocam fazerem uso de sementes de boa qualidade, aliadas a genética melhorada,  a baixa incidência da Giberela, doença do trigo que nesta produção quase não se manifestou, e ainda a escolha de cultivares que estão se adaptando de forma satisfatória na região.

Para o ano de 2011 a Embrapa lança ainda mais duas cultivares de trigo, que segundo os pesquisadores aliam qualidade, produtividade e resistência.