Aguarde, carregando...

notícias

Plantar feijão está mais barato que no ano passado

Plantar feijão está mais barato que no ano passado

20-12-2010

Campos Novos – Mesmo com uma leve alta no preço da semente de feijão, o produtor rural deve ter sentido que para plantar feijão em 2010 está custando menos que em 2009. Isso porque os adubos tiveram uma baixa de mais ou menos 20% e os agroquímicos mantiveram seus preços, tendo até uma retração em alguns produtos.

Boa notícia para os produtores rurais de Campos Novos que de acordo com dados do IBGE, neste ano devem plantar juntos algo em torno de 14 mil hectares, mil a mais que no ano passado. Só a Coocam deve ser responsável por algo em torno de 2.500 hectares em Campos Novos e um total de 4.500 hectares com as filiais de Lebon Regis e Curitibanos.

De acordo com o  engenheiro agrônomo da Coocam, Cristiano do Nascimento, o plantio do feijão está um pouco atrasado devido ao atraso da colheita do trigo. Com isso, o escalonamento do mesmo que geralmente se dá fracionado entre os meses de novembro, dezembro e janeiro não deve acontecer. “Os produtores geralmente preferem escalonar o plantio para diluir os riscos climáticos e até mesmo pela questão da venda, porém neste ano com o atraso das lavouras não vai ser possível”, explicou.

Além disso, o frio fora de hora, um dos fatores que costuma atrapalhar o desenvolvimento do feijão, bem como a pouca luminosidade e a chuva devem atrapalhar um pouco a produção. “Quem está plantando feijão agora deve ter uma produção melhor do que o feijão que já está plantado”, enfatizou Cristiano.

Feijão é a segunda cultura mais plantada em Campos Novos

No ano de 2010 o feijão está sendo a cultura mais plantada em Campos Novos, atrás apenas da soja com 44 mil hectares. Seguido o feijão está o milho, e só depois o trigo.

Toda a produção da Coocam de feijão é feita com semente própria, produzida em Campos Novos. “Diferente da semente da soja, que a Coocam vende muito bem para fora, o feijão é quase que para consumo próprio”, explicou Cristiano.

Expectativa é para que o preço da saca se mantenha aos níveis do ano passado

De acordo com o gerente comercial da Coocam, Ricardo Bresola, a expectativa é para que o preço da saca de feijão colhido no início de 2011 chegue aos mesmos níveis do ano passado.

Na região de Campos Novos a colheita do feijão se dá nos meses de Fevereiro, Março e Abril.